quarta-feira, 19 de junho de 2013

11 semanas e a alimentação

Pela contagem do ultrassom, ontem eu completei 11 semanas! Yeaaah! #todascomemora
O cansaço que eu sentia não existe mais, amém! Em contrapartida, agora tenho que ficar de repouso, ó céus! Porque o cansaço não veio agora, né?! Seria mais fácil, haha Mas estou vendo bastante filme, lendo  livros, relaxando, tudo certinho. Simplesmente consegui, de alguma forma que não faço a mínima ideia, não me estressar demais com qualquer coisa. Acho que ver o baby me fez tão bem que eu acabei desencanando de tudo e entrei no "mundo gestante" de uma vez por todas. E dele só pretendo sair para ir direto pro mundo "mãe-bebê".

Na mini-consulta que tive sábado na Casa Angela, aproveitei para perguntar sobre o resultado do meu exame de glicose, ter uma segunda opinião e tal. A Andreza (EO) disse que o exame da curva glicêmica só é feito mais pra frente mesmo, e que antes se repetiria o de glicemia de jejum mais uma vez, pra tirar a dúvida, até me deu uma guia. E disse pra eu cumprir as 12 horas certinhas e não beber nem água (no outro eu bebi, disseram que podia). Disse para uns dias antes também evitar doce e carboidrato, principalmente à noite. Vamos ver se vai dar certo, tô torcendo por isso!
Então, diante desse fato, estou cuidando ainda mais da alimentação e pretendo fazer algumas adaptações no cardápio (ainda falta comprar umas coisas), para ficar mais saudável. E depois, se eu sentir muita necessidade, procuro um nutricionista (porque não tô podendo pagar um agora, rs).
Segundo os profissionais que já me atenderam, não engordei além do que deveria, mas me preocupo agora com a questão de controlar mais os carboidratos. Já me disseram (lá na Casa) para eu não encanar com a questão do peso e essas coisas, e sinceramente, não estou preocupada mesmo.
Eu sou a pessoa que nunca fez regime na vida. Sempre fui magra (não mega magra, assim eu só fui na infância até os 15, 16 anos, depois fiquei só magra mesmo, haha), mas mesmo há uns 3 anos atrás, quando tomei um AC que me inchou de-mais e as pessoas começaram a mandar umas indiretas, não me importei. Sinceramente, não tenho paciência alguma com isso. Ou seja, também nunca fui a pessoa que deixa de comer alguma coisa "porque vai engordar". Eu comia, sim, o que eu quisesse; mas acho que a diferença é que eu sempre tive moderação, nunca fui de comer em excesso. E também nunca senti culpa. E como já disse em outro post, almoço e janta pra mim é comida mesmo. Com verdura, legume, etc. Suco é natural é feito na hora e, dependendo do sabor, sem açúcar. Depois de um tempo eu cortei totalmente o refrigerante, porque me fazia muito mal, uma dor sem fim na barriga, e não me faz falta alguma, ainda bem.

Mas confesso que, mesmo tendo essa consciência e sendo super bem resolvida, depois que vi o resultado do exame, entrei em parafuso, pensando que estava fazendo tudo errado e que tinha que mudar tudo. Ô drama! rs. Comecei a me achar gorda e toda errada. Marido fala "tá gorda nada, é a Bolota crescendo", rs. E como eu disse ali em cima, na infância e começo da adolescência eu era mega magra mesmo. Mas o fato é que tenho a estrutura um pouco grande. Tenho 1,67 e quadril largo, bunda grande (haha, isso desde sempre) e essas coisas, sabem? Não dá pra eu querer pesar 50 e pouquinhos quilos (esse é o peso da minha mãe, pasmem, rs! Que é um pouco mais baixa que eu e beeem mais magra). É a minha estrutura corporal mesmo. Então tô tentando desencanar de novo, que nunca fez parte de mim e não tô gostando desses pensamentos.
E também tem o fato de, desde o começo até hoje, eu não senti um mísero enjoo, nem vomitei, nem tive náuseas, nem ânsias, nem absolutamente nada referente a isso. O que eu sinto é fome, rs. Agora menos, tá mais controlado, eu acho, mas no começo eu sentia mesmo muita fome, então acho que é inevitável que os quilos já comecem a dar dar às caras. Em toda consulta a Camila faz aquele gráfico de peso e medida (aquele do IMC, eu acho, rs), e eu estou super dentro do "normal", então pronto. E eu li muito, textos de profissionais que eu confio, e fui ficando mais calma.

Para tirar a dúvida se eu estava mesmo fazendo "tudo errado", escrevi as horas em que costumo comer. Até porque no fim da tarde eu me perdia um pouco na hora e estava achando bem bagunçado. Descobri que como, sim, a cada 3 horas (mas como todo mundo, às vezes acontece da fome vir um pouco antes, ou um pouco depois). Meu lanche da manhã é sempre fruta; e pela hora em que eu janto, à tarde preciso de 2 lanches pequenos (ou teria que fazer um depois da janta, se jantasse mais cedo, o que eu não quero). À tarde eu como outra fruta e depois mais alguma coisa, que pode ser bolacha com geléia natural, ou um pedaço de bolo, por exemplo. Mas tô pensando em trocar e colocar a fruta no segundo lanche, pra não comer nenhum carboidrato depois das 16:00. E a minha janta não é pesada. E nos intervalos de tudo, água!
Agora diminuiu muito a minha vontade de comer doce, chocolate; só como muuuito de vez em quando, e só um pouquinho. Pizza (que só consigo comer um pedaço), sanduíche (tipo x-salada, porque desses fast food não como há muito tempo), ou outras coisas desse tipo, tenho evitado; mas se como é só uma vez em algum fim de semana.  Sei lá, não acho que esteja tão ruim assim a minha alimentação. Ainda preciso de ajustes, comer mais salada, mais ingredientes integrais, e não sou radical com nada. Estamos no caminho, espero...

Gente! Não é pra seguir isso aqui, hein! Tudo da minha experiência. É o que funciona aqui e eu não sou profissional de nada de saúde, pelo amor de Deus, rs. Só coloquei mesmo pra eu não me esquecer que estou me alimentando direitinho e que não sou a monstra que pensei que eu fosse, haha.

E até hoje não comecei a fotografar a evolução da barriga, que vergonha! Justo eu, que sou tão apaixonada por fotografia. Mas enfim, já que fiz esse post, queria muito colocar uma fotinho pra vocês verem e palpitarem se minha pança condiz com 11 semanas, ou não. Peguei minha câmera e fiz um improviso, porque estava com preguiça de montar uma produção com tripé, luz melhor e tudo direitinho, então não ficou nada bom, mas prometo que as próximas serão melhores, com ajuda do meu super marido, rs.

               
de um lado e do outro e a bunda grande hahhaha

18 comentários:

  1. Minha barriga tbm tá assim =), mas acho que sou mais cheinha, afinal sou bem mais baixa (1,58) e tô agora com 51kg.
    Mari não se culpe por conta do resultado da glicose, sua alimentação está ótima, é que gravidez mexe mesmo com o metabolismo da gente, vc não é um monstro não!
    Que bom que vc não tem enjoos é tão ruim, espero que vc não os tenha ;)
    Completo 11 semanas sexta =)
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos quase juntinhas, né, Má?
      A sua DPP ainda é 12/01?
      A minha agora é dia 11/01, hahaha

      Também tô bem feliz que os enjoos não vieram até agora, hehe

      E já tô pensando que a minha parte eu estou fazendo na medida do possível, né?! ^^

      Beijinhos!

      Excluir
    2. Tá sim Mari, 12/01 =), mas não sei pq acho que meu bb vai chegar antes do Ano Novo e depois do Natal.
      Bjuss

      Excluir
  2. Que bom que conseguiu relaxar Mari, fico feliz por você!!!
    E vem cá, que barriga?! rsrs Nem da pra perceber que aquele serzinho lindo do outro post esta aí dentro!! rs
    Bjus flor, fica com Deus!
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tô assim uma zen meditando nas montanhas, mas tô quase lá, hahahaha
      Muito melhor ficar mais calma!

      Aahh, obrigado!! :DD

      Amém, fique com Deus também!

      Beijos!

      Excluir
  3. Daqui de onde eu olho, a barriga tá mini e fofa e não vejo nenhum quilo dando as caras, não! hehehe
    Concordo com seu jeito de fazer... acho que ir mudando aos poucos e naturalmente a alimentação é o melhor, sem neuras e tal... até pq, pelo jeito vc já comia decentemente antes...rs
    Esse é o caminho!
    E parabéns pelas 11 semanas! =)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeee, obrigado pelo apoio, Gabi! hahaha
      A gente fica encanada "por nada", né?! Ainda bem que tem as amigas pra dar um ânimo! rs

      Pois então, tô feliz assim com esse jeito de ir mudando aos poucos. Antes eu me permitia comer mais besteiras, digamos assim. Mas desde o início do ano, deu uma diminuída natural :)

      Obrigado!

      Beijão!

      Excluir
  4. Vim visitar seu blog,parabéns pelas 11 semanas!!Que ótimo hein nada de enjoos!! E fique tranquila pois você está se alimentando super bem,eu comi tanta bobagem na gravidez..rsrs
    Você está uma grávida enxuta,quase num dá pra ver barriga!!
    Está rolando um sorteio de 2 babadores lá no blog,dá uma passadinho por lá!!Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! :))
      Nossa, tô bem feliz com essa ausência de enjoos, hahaha
      e acho que tô encontrando um caminho equilibrado na alimentação! ^^

      Passo lá depois, sim!

      Beijinhos!

      Excluir
  5. Barriguinha tá LINDA!
    <3
    E supernormal dar uma endoidada no corpo, viu? Não se impressione com taxas e números. Eles são referências e, isolados, não significam muito. Siga seu pré-natal com confiança. Seu caminho para uma gravidez saudável, feliz e para um parto natural lindo já começou.
    ;-)
    Na torcida!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. êêê!! Obrigado, querida! Mesmo!
      Fiquei tão mais calma com isso que você disse...
      Pelo que percebo até agora, só tem essa alteração pequena no exame mesmo. Tomara que seja só isso! haha

      Amém, que venha o parto natural! :D

      Super beijo!

      Excluir
  6. Eu tb sou grandinha no bumbum, tenho 1,56 e pesava 57,500 antes de engravidar, não era gorda, mas longe de magérrima!!
    E minha barriga de 10 semanas está nesse naipe aí, mas engordei pouquinho estou com 58,500.

    Sua alimentação está ótima!!
    Eu já adoro pizza e como tda sexta, rsrsr e agora consigo comer uns 4 pedaços kkkkkk

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O peso maior tá concentrado no bumbum, né, Suzy? hahaha
      Eu nem quero ficar pensando muito em quanto já engordei, pra não encanar. Mas sei que tô dentro do esperado, hehe

      Ah, não consigo comer pizza toda semana. E no máximo, quando tô com muita fome, como 2 pedaços, kkkk.

      Obrigado pelo carinho! ^^

      Beijos!

      Excluir
  7. Gente, mas que alimentação maravilhosa! Pfvr, tirando esse bicho grilo da cabeça porque você tá ótima e com um corpo ótimo também, pelo visto.
    Eu com 11 semanas ficava inflando a barriga nas fotos pra dizer que ela tava graaaande já e não sei o que, mas era bem por aí como a sua. Primeiro, parece que nunca mais cresce, depois parece que não para. :D

    Beijo das duas aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Deus te ouça, Romana! Que esteja sendo boa o suficiente pra não me dar mal no exame, haha

      E eu não vejo a hora que a minha cresça mais pro povo do ônibus perceber que eu tenho que sentar, ahahaha

      Obrigado mesmo pelo carinho sempre, viu? ^^

      Beijão nosso, pra vocês duas!

      Excluir
  8. hahaha sei bem o que é essa coisa de peso!
    a vida toda fui magrela pequena, sempre pesei 40 e alguns kilos!rsrsrsrs hoje, na 19° semana, engordei 1,7kg! Mas posso falar? se parasita tá bem, eu tô tranquila! Logo mais sua barriga dá uma aparecida! a minha começou a aparecer de fato com 17 semanas e hoje tá meio redondinha! Dá um visu nesse link como estava minha pança com 11 semanas: http://meuparasita.com/2013/05/09/13-semanas/
    Tem um evolutivo das semanas! hahahahhahaha com 11 eu não tinha NADA! rsrsrrsrs
    bjoks
    Carol
    www.meuparasita.com

    ResponderExcluir
  9. Menina,vc eh suuuuuuuper magra! Tá só com o Bolotinha saliente mesmo, relaaaxa amiga!

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Marina! Aos poucos vc vai relaxando, as coisas vão se acertando... No começo da gravidez é tudo muito novo e agitado e estressante! E bela barriguinha, vai fotografando mesmo! Beijo, Paty

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e faça uma família feliz :)