quarta-feira, 3 de julho de 2013

BC: O que tem sido a melhor coisa da sua gravidez até agora?

{ A Lalah teve uma ideia danada de boa: que todas as gestantes amigas se unissem numa blogagem coletiva, para compartilharmos as dores e delícias dessa fase linda da nossa vida. É toda quarta, cada semana uma escolha um tema e assim vamos indo. Hoje é o primeiro dia e o tema é: o que tem sido a melhor coisa da sua gravidez até agora? }

Então vamos lá!
Primeiramente, queria dizer que eu não sou a pessoa mais eficiente para eleger alguma coisa como "melhor" na minha vida, sempre acho que tem mais de um: melhor filme, melhor banda, melhor livro... sempre me perco em tantas opções que tocaram a minha vida em determinado momento.
Fiquei pensando bastante sobre esse tema, relembrando coisas e tentando elencar algum fato. Foi um bom exercício.

Apesar de não ter chegado nem na metade do caminho ainda, muita coisa boa vem acontecendo por causa da gravidez. Entre elas: estou dando mais atenção à minha alimentação; as pessoas à minha volta, em geral, estão bem animadas com a chegada do bebê - os papos são sempre animados; estou exercitando a minha calma mais do que nunca, e ela tem vindo de um jeito bem natural; exercitando também o meu corpo - e isso veio bem antes do positivo, mas pensando totalmente nele; estou me sentindo ótima com o meu corpo; a minha libido subiu ainda mais; não tive nenhum tipo de enjoo...

Ai, é tanta coisa! Eu estou amando estar grávida! Eu quis isso a vida todinha, sem exagero. Estar nessa condição agora está sendo muito bom, percebendo cada mudança, com consciência do que se altera, sentindo cada novidade... me sinto privilegiada.

Mas duas coisas têm um lugar de destaque pra mim.
A minha conexão comigo mesma, com o Cleber e com o bebê. Eu podia usar a palavra sintonia (que eu adoro), ligação, sexto sentido, ou instinto. Pra falar bem a verdade, a palavra que eu uso mesmo e que se encaixa na minha vida é: sentir! É uma palavra que faz parte do meu vocabulário de sensações particulares. O fato é que isso está mais apurado agora, na minha visão. Eu ando sentindo muita coisa, e estou simplesmente adorando desvendar tudo que elas querem me dizer. É meio que assim: silenciar a mente e ouvir o coração - e ouvir o outro. Isso engloba uma série de assuntos meus, tanto fisicamente - sobre ouvir meu corpo e suas demandas -, quanto mentalmente. Mas tem sido fundamental também no fortalecimento do meu vínculo com o bebê e na sintonia com marido, ainda mais em assuntos relacionados à gravidez. Um elo maior e mais forte entre nós três: mais do nunca, somos uma família.

Outra coisa linda é essa rede que se chama blogosfera materna. Sério, gente, tudo isso aqui é super importante na minha vida hoje. Eu fiquei muito tempo frequentando esse lugar como anônima, sem deixar rastros por onde passava. Aprendi muita coisa, chorei, gargalhei, "conheci" muita gente. Mas, depois que virei tentante e criei esse meu puxadinho aqui, tudo ficou ainda mais legal! A troca que acontece é muito rica, e é engraçado esse carinho e bem-querer que tenho por tanta gente que, de outra forma, não sei se teria entrado na minha vida. Foi aqui na blogosfera que encontrei mais embasamento para os meus princípios, onde vi que eu não estou sozinha. Foi aqui que eu soube que era, sim, possível parir do jeito que eu sempre quis (quando eu ainda nem sonhava com humanização do parto, mas já desejava). E foi através dessa rede que cheguei até a segunda coisa que tem sido uma das melhores da minha gravidez:
meu pré-natal humanizado! Ser acolhida e abraçada pelos profissionais que escolhi para estarem comigo nesse caminho realmente não tem preço. Poder conversar numa consulta, sem pressa, olhando nos olhos da médica e sentir empatia, é incrível. Escolher ter uma doula que me acompanhe, com carinho e dedicação, me faz muito feliz. E tenho certeza que toda essa segurança que sinto com eles - e lutar tanto para tê-los comigo - me faz mais segura ainda pra viver a gestação de forma mais plena. E com certeza me ajuda na minha sintonia com o que realmente importa nisso tudo: Bolota, marido e eu.

Mas se é pra elencar apenas uma coisa, vou unir um pouquinho essas duas aí de cima e falar: estou amando muito todo esse Empoderamento que a gravidez está me trazendo. Com o instinto mais aflorado, indo em busca de informações válidas e sólidas, construindo um vínculo com meu bebê, aumentando a sintonia com o meu marido. Buscando soluções para ter comigo a equipe que eu desejo. Ouvindo mais o que vem dentro. Acreditando ainda mais no meu corpo, em mim. Isso tudo tem me dado mais força para sustentar minhas convicções quando a maioria é contrária a ela - o que não era muito fácil pra mim há anos atrás.
Fora toda essa coisa mágica de gerar uma pessoa inteirinha bem aqui na minha barriga. Isso traz um poder difícil de explicar - mas eu sei que vocês entendem! Estou mais segura, e me refiro também a vida fora da maternidade. Se antes eu me preocupava com o que não me acrescentava, hoje eu sei discernir melhor o que me rodeia (e os que me rodeiam, principalmente).

É a melhor coisa, pois ninguém pode tirar de mim, haja o que houver.

10 comentários:

  1. Eu tb citei esse entrosamento com marido como melhor coisa, e realmente essa ligação conosco mesma é indescritível!
    Só que aqui os enjoos tem atrapalhado bastante eu curtir mais a gravidez!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah, muitas coisas em comum comigo! tneho adorado estar grávida1 Acho que todo o pacote de humanização e respeito ao baby tem feito com que eu ame estar neste estado! ehhe
    A cumplicidade com o marido, o amor das pessoas, tudo, tudo tem sido especial!
    Só a Azia que podia ir embora, mas na boa: prefiro ela do que todos os outros incômodos da gravidez! hehe
    bjoks
    Carol
    www.meuparasita.com

    ResponderExcluir
  3. Esta relação mais estreita com o marido e com o bebê sem duvida é um dos momentos mais especiais da gravidez.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa tb tive dificuldade pra escolher uma coisa só! rs
    Mas adorei suas escolhas rs adorei o post!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. olá o próximo tema está lá no meu cantinho...

    Beijoos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Mari pensamos muito parecido =), tbm citei a conexão comigo, com o marido e com o bebê.
    O pré-natal humanizado e o empoderamento realmente são partes importantissimas e muito especiais da gravidez.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  7. Ahh essa conexão realmente eh algo mágico amiga, adoorei!

    ResponderExcluir
  8. Lá vem ela com essas coisas bonitas escritas :~~
    Eu, apesar dos perrengues com enjoo, azia, cansaço e não sei mais o que, acho que nunca tive um momento tão bom na vida e justamente por essa coisa do empoderamento, creio.
    E se tá sendo lindo por tudo isso até agora, imagina daqui pro final!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu tô loucaaaa!!!! Pode passar o atestado!!! kkkk
    Tô eu lá no Pensamento Pulsante, lendo compulsivamente, e comentando, e achando q eu tava aqui, e nunca mais chegava o último texto lido, e eu pensando "Jesuis, a Marina não faz mais nada, só escrever nesses últimos dias. Bem que ela falou."kkkkkk
    Imagino que vc tenha recebido os comentários no email, vou lá apagar alguns do blog. kkkkkk A doida!

    ResponderExcluir
  10. Não exclui o perfil. kkk Exclui pra mim? Brigada. rsrsrs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e faça uma família feliz :)