segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Marcha Pela Humanização do Parto

Eu queria ter vindo antes, mas o fim de semana foi de zero tempo livre. Então, vamos hoje mesmo, que antes tarde do que mais tarde, não é? rs

Sábado, 19/10, aconteceu em mais de 30 cidades do Brasil a Marcha Pela Humanização do Parto.
O objetivo é chamar a atenção para questões como o crescimento da violência obstetrícia e o número de cesarianas no país. E também em apoio aos profissionais que oferecem assistência humanizada e respeitosa às famílias - obstetras, doulas, enfermeiras obstetras - baseados em evidências científicas, e que sofrem com perseguições das instituições de saúde - que estão mais interessados em conveniências e cifrões, como bem sabemos.

Aqui em São Paulo a Marcha foi na Avenida Paulista, às 10:00, e reuniu 300 pessoas. Eu (e marido) estive presente, muito feliz, aliás, porque foi a primeira vez que participei de uma marcha. Que bom que foi pela causa que eu tanto defendo e acredito.
Nos reunimos em frente ao prédio da Gazeta e marchamos até o Tribunal de Justiça, bem pertinho, mas foi muito gostoso. Estar ali com tantas pessoas que acreditam e lutam pelo mesmo ideal, andando juntas e dando voz a sentimentos, desejos e pedidos. Gestantes, famílias inteiras, bebezinhos. Muito slings, barrigas pintadas, cartazes, camisetas e um céu azul lindo. 
Quando chegamos ao prédio do Tribunal, a obstetriz Ana Cristina Duarte leu o documento - com mais de 300 assinaturas - que pedia o julgamento da ação sobre o número exorbitante de cesarianas realizadas.

Foi lindo. Um passo ao lado, juntos, e não estaremos mais no mesmo lugar. Já demos muitos passos para mudar o que tem que ser mudado. E isso é só o começo.





  











marchando feliz. 



Arquivo pessoal. Clicks por: Cleber Silva, meu marido lindo e companheiro de aventuras.

10 comentários:

  1. Queria tanto ter ido, Marina...mas não tô aguentando andar da sala pro banheiro...imagina marchar? Fiquei de casa torcendo muito!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas vibrações são super válidas nesse caso, Mari, rs.
      Você está se sentindo melhor essa semana, mais animadinha, pelo menos um pouquinho? (ok, a semana começou hoje, mas já quis perguntar logo, hahahha)

      Beijo beijo!

      Excluir
  2. ahhh que lindoooooooooo!!!!!

    se eu estivesse em SP, teria ido com certeza absolutaaaaaaaaaaa!!!!

    muito bom, muito bom!!!!!!

    um pequeno passo rumo a grandes mudanças.

    beijos grandes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniii, foi tão legal!! Muito gostoso mesmo!!

      O Cleber ainda perguntou se você não ia, acredita? hahaha
      daí eu falei que tinha visto algo no face sobre arrumação de malas, então previ que você tinha ido viajar, haha. Mas na próxima estaremos juntas, iebaaaa \o/

      Beijo beijo!

      Excluir
  3. Olá Marina
    Que linda as fotos!!! Eu queria muito ter ido a marcha no Rio, até fiz um post na sexta em apoio...
    Muito legal vc ter participado e compartilhado aqui com a gente que te segue. Tenho certeza que é só uma questão de tempo para o assunto ganhar cada vez mais espaço e o atendimento as gestantes e ao parto melhorar.
    Maravilhosa semana pra vc!
    Bjokas

    http://elomaterno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Acho importante compartilhar, eu super acredito nessa causa. E ainda fiquei muito feliz por ter sido a minha primeira marcha do tipo, hahah.
      Aos poucos o cenário vai mudar, tenho fé nisso!

      Ótima semana pra você também!

      Beijo beijo!

      Excluir
  4. Adorei as fotos, deve ter sido muito muito bom!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cacau! Foi muito legal, sim! :D
      Boa semana pra nós!

      Beijinhos!

      Excluir
  5. Deve ter sido ótimo, adorei as fotos! Queria que tivesse algo assim aqui na minha cidade, eu iria com toooodo o prazer! Beijo, Marina!

    ResponderExcluir
  6. Marina, que bom voltar aqui depois de um tempo e ver tanto conteúdo legal de uma vez!
    Ando meio entocada nessa entrada de último trimestre... mas no bom sentido, aquela introspecção boa, sabe? Que lindas as fotos da marcha, estava viajando mas vibrei muito com tanta mobilização!
    Troquei de médica no último mês justamente na luta pelo meu PN e estou me sentindo muito mais leve e preparada pra tudo o que possa acontecer. E amei entrar aqui e ver tanta energia boa!
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e faça uma família feliz :)