quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Sobre a expectativa que eu não tenho

Eu não nutro expectativas em relação ao bebê que cresce aqui na minha barriga.
Existe amor, certa ansiedade para conhecê-lo aqui fora na hora certa - que só ele mesmo pra saber, algum medo do desconhecido e também alguma curiosidade. Nestas semanas em que estamos juntos, já estabelecemos alguma conexão, que vem se fortalecendo pouco a pouco, no nosso próprio ritmo nesse momento. E acho que isso só tende a crescer. Essa conexão eu nutro com muita alegria e com muito cuidado, faço questão. Mas expectativa sobre algum comportamento qualquer, não tenho.
Sei que essa é uma afirmação curiosa, ainda mais vinda de uma gestante, mas é a verdade mesmo.

Segundo o dicionário, a palavra expectativa significa: 
"1 Situação de quem espera uma probabilidade ou uma realização em tempo anunciado ou conhecido2 Esperança, baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas."

Ou seja, só pela descrição já podemos concluir que não é um bom negócio criar expectativas em relação a um bebê. Nem a ninguém, convenhamos. E não dá certo por um motivo que muitas vezes nos esquecemos: criando expectativas, estarei levando em conta apenas o meu desejo. E tudo que eu não quero é anular ou reprimir os desejos, as preferências e as necessidades do meu filho. Não podemos nos esquecer de que é uma relação que estará se estabelecendo - e toda relação é via de mão dupla. É uma troca.

Não tem como eu determinar, hoje e  desde já, qual ritual de sono seguirei, ou quantos minutos meu bebê poderá mamar, ou criar fantasias de como espero que ele reaja diante de tanta novidade que acontecerá em sua vida - em qualquer estágio dela. E não tem jeito por uma razão até simples: eu ainda não sei quem será esta pessoa que cresce aqui dentro. Não sei se será brava, como eu fui, ou bem calmo, como o pai. Provavelmente uma mistura de nós dois e com outras muitas características únicas, novinhas em folha, prontas para serem usadas e descobertas. Se chorará com facilidade, ou se terá o riso solto sempre. Muito menos como lidará ou interpretará o que a vida lhe oferecer. Como criar expectativas assim?

Não sei, mas na minha opinião, se preocupar muito com "prazos e metas" deve ser muito desgastante, tanto pra mãe, quanto pra criança. Pensar que o filho tem que dormir a noite toda aos 3 meses, chorar só de fome ou frio, comer toda a comida do prato, andar até um ano, ler aos 4 anos, não fazer birra em público, nem gritar, estudar na melhor escola, falar 8 línguas, passar no vestibular. É muita pressão para uma pessoa de meio metro de altura (e pra qualquer outra também). Isso é criar expectativas que serão, em sua maioria, frustradas, essa é a verdade. Porque a expectativa geralmente é idealizada. E não vivemos nesse mundo, não é mesmo? Além do mais, partindo da ideia de que não existe um certo e um errado absolutos - e sim as necessidades de cada família e suas histórias de vida- não tem muita lógica se prender a isso, que, vamos combinar, vem muito mais de fora, da observação da grama do vizinho, do que das particularidades de cada criança.

Partindo desse pressuposto, também não dá para criar expectativas sobre como eu reagirei frente a tanta mudança. Ser mãe é o meu maior projeto, quero isso desde muito tempo, e estou simplesmente adorando que eu já esteja na fase de execução, mas não tenho a ilusão de que saberei lidar com tudo o tempo todo. Isso é quase impossível, eu diria. O que faço (há bastante tempo, aliás) é ler, me informar, me inteirar sobre esse fantástico mundo que me será apresentado daqui uns meses. Leio mil coisas por dia, a fim de estar um pouco mais segura e mais consciente das minhas escolhas, até porque, sei que virão "pitacos" de todos os cantos. Teorias e experiências de outras mães foram e estão sendo minhas maiores fontes de pesquisa e referência até agora. Mas daqui a pouco isso vai mudar e vai ser a minha vez de entrar em campo. Porque por mais que eu tenha experiência prática em algumas coisas, como trocar fralda, dar banho, colocar roupinha, dar comida, por pra dormir, o exercício da maternidade é diferente. Diferente de quando é com um sobrinho ou um vizinho. Eu simplesmente amo esse mundo e escolhi me dedicar a ele integralmente quando acontecesse comigo (pelo menos até quando eu sentir que é a hora de mudar). Só que isso não significa que eu não terei dificuldades pelo caminho. Não tenho essa fantasia.

Na verdade, estou mais interessada em conhecer essa pessoinha que eu já amo tanto. Saber de suas preferências, de seus desgostos. Se vai gostar de dormir com o bracinho pra cima, ou espalhado na cama. Se vai ter cócegas. Se vai se irritar com pessoas desconhecidas, ou mostrará o sorriso banguela até pra quem passar de cara fechada na rua. Se vai chorar num cantinho, ou ir logo dizer na cara de quem seja que não gostou do que ouviu ou viveu.
Eu fico pensando na beleza que é descobrir o mundo, ter a capacidade de se encantar com todas as coisas que, para nós adultos, já passam batidas. Quero estar perto quando isso acontecer. Penso como deve ser difícil ter que se comunicar só com o choro, não entender a maioria das coisas que as pessoas te dizem, mas mesmo assim sorrir pra elas. Quero estar disponível para ajudá-lo a lidar com as coisas que nos irritam, ajudar a entender que tem coisa que é difícil mesmo, mas com o apoio e um cafuné de quem amamos, as coisas costumam ficar um pouquinho mais leves. E sempre pode existir um lado positivo, mesmo quando estamos cansadas demais para procurar.

Por fim, penso o quão sortuda e abençoada eu sou, por ter a oportunidade de ver todo esse mundo novo bem debaixo do meu teto, daqui uns meses. Do equilíbrio para sentar, aos desengonçados e animados primeiros passos. Os meus e os dele. Nós vamos aprender juntos, dia após dia. 
O prazer da descoberta, como uma relação, será uma via de mão dupla.


Imagem daqui

10 comentários:

  1. te entendo bem Mari, eu tbm não crio expectativas... tenho curiosidade, tenho medo do desconhecido, tenho muito, muito amor, mas não fico pensando em como vai ser o bebê ou calculando como vou fazer isso ou aquilo.
    Depende muito da personalidade do baby, do dia a dia, das nossas proprias limitações... acho que só com o dia a dia pra gente descobir todas essas coisas...

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que eu sempre fui uma pessoa de muitas expectativas e me frustrei n vezes. Mais engraçado é que eu tinha zero expectativas em relação ao José e quase nenhuma em relação à Malu. Não imaginei uma só vez como ela seria, que cara teria. Acho que porque as pessoas se ocupavam de fazer isso por mim. Quer dizer, olha que presentes eu recebi!
    Você tá mega certa, Mari. Ter um bebê em casa é ser surpreendida todos os dias e expectativa nenhuma no mundo cobre essa surpresa. É sempre, melhor, mesmo quando eles não dormem (meu caso). hahahahha
    Beijo nessas duas lindezas!

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo Marina, lindo mesmo. Aliás, voce escreve muito bem. Comento muito pouco, mas sempre venho aqui quando tem novidade. Sigo na torcida por uma gestação bem tranquila e com nenhuma, ou muito pouca, expectativa. Bjs !!!!

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo, Má.
    Expectativa é um pedido de decepção... não há como nutrir expectativa, simplesmente pelo motivo de que são sempre relacionadas a outras pessoas ou situações que não controlamos. Decepção.
    Fato.

    Deixe seu baby ser ele mesmo e aprenda com ele a reagir. Aprenda. Muito.

    Beijos enormes!!!!

    ResponderExcluir
  5. Lindo, Má!
    Li concordando com a cabeça (rs) e me identifiquei um monte!! =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. E por mais informações que tenhamos na hora H qdo vc se vê sozinha com o bebê bate um receio de fazer algo errado. Pelo menos comigo foi assim e confesso ainda está sendo.
    E ñ adianta mesmo criar expectativas pq geralmente vamos nos frustrar em algum momento!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. O jeito é viver um dia após o outro, um pé depois o outro, se não fica muito cansativo e frustrante mesmo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Lindo! Tenho certeza que cada descoberta será linda. As vezes serão difíceis, cansativas, mas são sempre lindas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Aiiiii como eu sou assim, que nem você! Não crio nenhuma expectativa sobre o bebê, quero que ele seja ele e só! As vezes, claro, me pego pensando e como vai ser quando ele chegar, imagino ele nas roupinhas que já tem, tento imaginar nossa rotina...mas logo já penso: vai ser como tiver que ser, ele é único e vai ser do jeito dele e pronto!

    Pra tu ver, nem o sexo eu tenho vontade de saber ainda hehe expectativa zero por aqui!

    Mas é tãoo gostoso estar grávida e existir essa troca com todas amigas grávidas :D

    Beijoo Má

    ResponderExcluir
  10. também não vejo a Hora de ver meu filho saber como será seu rostinho se será careca ou n kkk ver ele descobrir o mundo somos abençoadas um bj!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e faça uma família feliz :)