sexta-feira, 25 de abril de 2014

Tabela de meses e a barriga que só cresce

Oi, gente! Olha eu aqui de novo...

Eu estava lendo o post da Nana, com aquela tabelinha básica que a gente sempre gosta de ter por perto, para converter as semanas em meses de gestação. E aí lembrei que a que eu "sigo" é um pouco diferente daquela, então resolvi compartilhar aqui, pra quem quiser saber.

Na verdade verdadeira, pra mim, Marina, mãe da Agnes (e da bolota), esse negócio de meses é mais para os outros do que pra mim. Como dizem, é só recreativo, pra sanar a curiosidade de quem pergunta. Eu conto só em semanas mesmo. Mas como a primeira pergunta que se ouve é "tá de quantos meses?", procurei algum parâmetro pra não me perder, rs. Tem quem vai virando os meses na mesma data da DPP ou da DUM, mas como sou meio esquecida, a tabela ajuda a me localizar, rs.
Aqui está a que eu sigo. Quem me passou foi a Mari, do blog Clube da Papinha (beijo, Mari, querida!). Estamos num mesmo grupo de "Mães de Julho/Agosto" lá no face, e ela compartilhou por lá.

a única coisa é que, pra mim e só pra mim, já me sentirei com 9 meses com 38 semanas, porque a partir daí o baby pode chegar quando quiser, né, rs. (apesar que alguns já dão o sinal com 37 e alguma coisa, eu sei. E isso é coisa da minha cabeça mesmo, ninguém precisa saber exatamente o dia, rs). 

Existem várias tabelas; logo se vê que não é uma coisa bem precisa. Mas eu sigo essa porque: a maioria delas muda os meses de 4 em 4 semanas, pontualmente. Só que se todos os meses tivessem 4 semanas certinhas, eles teriam 28 dias, e não 30 ou 31. Marido foi fazendo as contas, de um jeito mais preciso, digamos assim, e super concordou com essa aí.
Outra coisa que pega pra mim é: os pitaqueiro tudo acha que bebê na barriga tem prazo de validade. Ainda mais quando vai chegando perto da reta final, se você está de 36 semanas e responde só que tá de 9 meses, já era. É um tal de "vai passar da hora", "a vizinha da cunhada do meu tio-avô esperou demais e..." blablablá, zzZZzZZzz. Se você entrar em trabalho de parto só com 42 semanas ou mais, já pensou que saco ter que ficar aturando isso? Aliás, por falar em 42 semanas, a maioria dessas tabelinhas se encerra em 40. Acho meio limitado, levando em consideração que muuuuitos bebês só nascem depois da DPP. Sei lá, acho que vai virando uma coisa meio inconsciente, a gente vai olhando e se baseando nelas, será que a ansiedade não aumenta no final também por isso? Pensando nisso tudo, eu prefiro essa tabela, que vira os meses com mais semanas e, espero, me garanta uns dias a mais de paz no final da gravidez.
Ah, sem mencionar o fato de que eu já acho que o tempo tá passando tão rápido, se eu for considerar as outras, a gravidez acaba mais cedo ainda, haha. Tô gostando de prolongar a brincadeira, mesmo que só de faz de conta.


E por falar em tempo (só falo disso ultimamente, tô sabendo), ontem marido tirou uma foto minha antes de dormir e, quando eu vi, quase caí pra trás de susto. GENTE! Que tamanho de barriga é esse?
Confiram com seus próprios olhos:



Juro que acho que o meu celular distorceu tudo, hahaha. Fiquei pedindo pra ele tirar outras, porque não estava acreditando, rs.
Daqui do meu ponto de vista, ela está menor (e pra falar a verdade, coloquei esse filtro PB pra dar uma amenizada, haha). Claro que de noite sempre está maior (depois de todas as comilanças e retenções de líquido do dia), e se eu estivesse em pé e/ou ele em outro ângulo, o resultado seria outro, um pouco diferente desse. Mas mesmo assim, me achei super redondinha, haha. Não quero nem ver a balança na próxima consulta, acho que vou falar pra Catia que podemos pular essa parte super desnecessária, kkkkkkk.

Mas falando sério agora, estou totalmente in love com a barriga. Hoje completamos 28 semanas, dá pra acreditar? É muito delícia sentir os movimentos dela, que já estão ficando diferentes de novo, dá pra perceber que ela cresceu mesmo e talvez esteja de cabeça pra baixo, ou quase assim, porque ando sentindo umas coisinhas aqui perto do estômago que acho que são pézinhos, hehe. Conversamos bastante, papai, ela e eu, e é sempre uma festa, de ambos os lados, rs. Muito louco isso de saber que nossa família ganhará (já ganhou) mais uma integrante, e que a partir de julho o planejamento de tudo será feito pra três.
Tô adorando estar grávida, de verdade. Como bem disse a tia Ni: é um amor que enche a barriga! <3 <3

8 comentários:

  1. Eu contava pela DPP (ou pela DUM, não lembro..)...no começo não tinha paciência pra esperar essas tabelas e acabava arredondando pra cima - faltando 1 semana pra mudar de mês eu já saía respondendo que tava no mês seguinte... mas conforme a gravidez foi avançando eu inverti (pra segurar a ansiedade dos outros, mais do que nada) e sempre respondia pra menos...rsrs

    outro beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, no começo é desse jeitinho, né?! Tudo que queremos é falar que estamos com 1 mês a mais, só pra falar que já tá no mês seguinte, ahusaushaush
      eu tô na fase de querer ainda permanecer no mesmo por umas 6 semanas, kkkkkkkkk
      mas antes de me ater em alguma tabela, o povo perguntava " quantos meses?" e eu X SEMANAS, hahaha tava nem aí.

      beijo beijo
      (agora tô conseguindo comentar, yeees!)

      Excluir
  2. Nossa senhora que eu estou grávida e leeeenta, Má, achei essa tabela super confusa! hahahahahahaha
    Entendi que o primeiro mês é a partir de 4 semanas e 2 dias, é isso?? 2 meses começa com 8+4 e vai até 12+6? Acho que é, faz algum sentido, se for assim.
    Eu estou com 18 semanas (cara, às vezes me perco, não lembro se são 18 ou 16 ou 19, lentidão gravídica), na realidade 18+1, então por esta tabela eu estaria com .... deixa eu ver.... 4 meses.

    Mas eu estou contando (depois que conversamos aquele dia na minha casa) sempre a partir da ovulação, ou seja, ovulei bem no reveillon e sei que engravidei ou no dia 1 ou no dia 2 (até pq marido escafedeu-se dia 02 e me deixou grávida em casa hohoho), portanto, a cada virada de mês eu adiciono 1 mês na minha conta. Ficou fácil demais assim. E bate exatamente com as MINHAS expectativas de nascimento quando fizer 9 meses (virada do mês de outubro), 41 semanas na conta pela DUM e data do nascimento da pequena pelas minhas contas.

    Como nós conversamos, fica mais fácil colocar a conta da gestação na cabeça do povo agora que a barriga ainda está pequena do que tentar reverter mais pra frente, quando a Helena estiver grande e visível a todos. Não adiante esperar chegar no oitavo mês e ficar insistindo que estou no oitavo mês por 6 semanas, ninguém vai acreditar. Já virei a chave no terceiro, que, veja bem, começou nas 12 semanas (como todo mundo) e ainda estou no terceiro na 18 semana hahahahahaahaha. Essa virada de chave das contas tradicionais x naturais foi bem no terceiro mês, que está durando quase 2 meses.
    Dia 13 de março eu completei 12 semanas e desde então estou com 3 meses e alguma coisa!!! hahahahahahahaahaha ainda bem que ninguém repara e que a gravidez ainda é muito recente, ninguém está fazendo as contas.

    E sim, como você, eu conto por semanas (até me perder) e também por mês, pq sempre tem alguém muito interessado nos MESES da gravidez.

    Beijos grandes, queridona, quero almoçar contigo semana que vem.

    ResponderExcluir
  3. Eu não usava tabela nenhuma, só contava pelas semanas e quando alguém perguntava o fatídico "quantos meses?" eu dizia algo que era da minha cabeça mesmo hahaha mas sempre pra menos, fico quase 6 semanas com o mesmo "mês" e assim tá ótimo. Mas agora vou salvar essa tabela sua aí, é muuito boa e bem como eu acho que tem que ser. Estou com 24 semanas e 2 dias, ainda no quinto mês e que coisa booa, porque to achando que tá passando super rápido por aqui também.

    Minha barriga já não acho tão grande assim e muita gente fica falando que tá muito pequeninha, mas eu nem ligo porque sei que meu bebê tá super bem, crescendo, se mexendo cada dia mais e sinto, já pela dificuldade de conseguir me mexer, de me virar, de abaixar rápido, que o Rudá tá grandão sim, mas tá grande pra dentro hehehe já sinto até falta de ar, vê se pode?! E eu gosto da minha barriguinha pequena mesmo, assim demora mais a aparecer alguma estria hehe e as pessoas não focam tanto em "como tá graaande essa barriga" e já começarem a me atucanar com o negócio do nascimento.

    ah, só mais uma coisinha: to amando estar grávida também. Sempre achei que iria amar, mas está sendo totalmente diferente do que eu sempre pensei que seria...mas mesmo assim eu gosto. As vezes reclamo de um desconforto ou outro, mas logo penso que to gerando uma vida, pô, meu filho que já é tãooo amado, esperado, curtido, babado heehe e assim seguimos.
    Grávidas são lindas, nós estamos lindas grávidas e isso que importa. Lindas por dentro e por fora, felizes <3

    Beijos nossos, em vocês!

    ResponderExcluir
  4. Tambem achei q a gravidez passou super rapido, e ainda contava os dias alem das semanas. Tambem nao via q a barriga estava grande, nao tinha nocao disso, so pelas fotos mesmo, mas é mto gostoso ne? Sinto falta dessa fase. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Você está LINDA! Aliás, vocês estão lindas.
    <3
    Sobre os meses X semanas, sempre que me perguntavam quantos meses eu respondia as semanas e completava "é para o fim de junho ou começo de julho" (o que era mentira deslavada, porque eu completaria 40 semanas no dia 10 de junho, mas eu não queria ninguém me pressionando - e, claro, eu também colocava umas 2 ou 4 semanas a menos quando respondia em semanas).
    eheheh
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Geralmente se alguém me pergunta eu respondo: sei lá, 19 semanas, conta aí! kkkkkkkk! Mas pra algumas pessoas a gente tem que falar em meses mesmo. Acho que até a metade da gestação a gente quer que passe logo, que a barriga cresça rápido, que os meses se acumulem mesmo. Depois quer o contrário.. Quer curtir a barriga, quer que demore mais um pouquinho pro bebê nascer, quer viver por mais um tempinho esse momento lindo... Vida de mãe é assim, né? Tua barriga tá lindona mesmo, super fofa! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Barriga linda e sobre o tempo? Esquece, esse passa voando e sempre deixa a gente no vácuo hahahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e faça uma família feliz :)